A Nova Alameda de Campo foi inaugurada ontem, dia 30, numa cerimónia que contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, bem como do Presidente da União de Freguesias de Campo e Sobrado, Alfredo Sousa, e do Pároco de Campo, José Macedo. A Banda Musical de S. Martinho de Campo abrilhantou a inauguração.
A empreitada implicou um investimento público superior a 350 mil euros incluiu o desvio da estrada, a construção de novos muros de contenção, a criação de uma ampla área pedonal em frente à Igreja Paroquial e a criação de 200 lugares de estacionamento.
Além da nova Alameda, o projeto global denominado Centro Cívico de Campo inclui o recém inaugurado Espaço Multiusos em frente à Junta de Freguesia de Campo e a transformação dos jardins da Quinta do Passal numa zona de lazer. No âmbito deste projeto, estão também em curso as obras para a construção de uma horta pedagógica e de um pomar comunitário, que se inserem num espaço verde de 6 hectares cedido ao Município de Valongo em regime de comodato pela Diocese do Porto.
Conhecedor da Vila de Campo e da vida dura dos trabalhadores das minas de ardósia, D. António Francisco dos Santos considerou que “esta obra é uma homenagem a quem ousou sonhar uma terra de gente feliz”. Já o Presidente da Câmara Municipal de Valongo salientou o investimento público de aproximadamente meio milhão de euros que “vai fazer felizes muitas pessoas” no Centro Cívico de Campo.
Alfredo Sousa destacou o orgulho neste projeto que vai trazer mais qualidade de vida à população.
Veja mais fotos aqui.
